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Sistema de Atributos e Status

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1Sistema de Atributos e Status  Empty Sistema de Atributos e Status Sáb Mar 09, 2013 6:46 pm

Gol D. Roger

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Game Master (GM)
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Sistema de Atributos e Status



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Os atributos e status são a expressão em números de o quão forte você está no jogo; o reflexo de o que aumentar de nível lhe proporcionou. Aqui, neste tópico, procuro deixar o melhor explicado possível o funcionamento do sistema:

Atributos:


♦For: A força determina o poder bruto do seu personagem, bem como influencia no dano que seus golpes físicos, ou com armas de contato (espadas, bastões, etc.) irá causar em seus adversários.  
♦Cons: Este é um atributo não alterável. A constituição dita o porte físico de seu personagem, a quantidade de massa muscular, gordura, massa óssea, e demais aspectos que ditam o volume do corpo. Cada raça possuí um valor padrão e valores mínimos e máximos. Ela influi diretamente no cálculo do seu HP.
♦Res: Determina o quão "durão" o seu personagem é. Será ela, juntamente com possíveis itens ou técnicas que seu personagem esteja usando, que irá ditar a sua defesa, e portanto, a capacidade de minimizar os danos sofridos por algum golpe.
♦Vigor: O quanto você aguenta até se cansar? Este atributo irá contar tudo sobre isso para você. O Vigor influi diretamente na Stamina do seu personagem, e irá ser importantíssimo para definir quantas técnicas e por quanto tempo você consegue permanecer lutando.
♦Des: Destreza é a sua habilidade manual. Soa coordenação. Capacidade de mira. Ela é o análogo do força, para as armas de longo alcance - pistolas, arcos, estilingues - maximizando seu dano. Mas é importante a todos os personagens, pois determina sua precisão.
♦Agi: A agilidade é o que determina sua capacidade de esquiva e de velocidade. Muito importante para aqueles que não tem valores elevados de constituição.


Claro que, sozinhos, os Atributos não fazem sentido nenhum. Por isso, para dar-lhes razão, segue abaixo o sistema de Status, que são o que, definitivamente vão definir seu potencial no jogo.

Segue abaixo, um breve resumo sobre cada um deles; vocês poderão notar melhor o funcionamento com o decorrer do jogo, eu espero.

Status:
♦HP: Denota o quanto você tem de vida, não deixe, em hipótese nenhuma, que caia até 0; seu personagem estará morto. Sempre que este Status chegar à menos de 5% de seu valor total, você irá desmaiar.
♦Stamina: São seus pontos de "energia" - são eles que serão gasto em suas técnicas de ataque. Também irá representar o quanto você está cansado.
Douriki: Uma escala de poder usada no anime/mangá. Ela determina a força geral do seu personagem, e embora já seja um status, influi também no dano que você é capaz de causar, peso que pode erguer, entre outras "ações impossíveis", como quebrar rochas ou cortar navios.
♦Atq: É basicamente, sua taxa de dano. Se opõe à Deff do inimigo.
♦Precis: É sua capacidade de acertar onde deseja.
♦Def: É sua capacidade de suportar danos.
♦Esquiva: Sua capacidade de evitar golpes, apenas por mover o corpo, se opõe à Precis.
♦Bloc: Sua capacidade de interceptar golpes do adversário, antes que este o atinja.
♦Velocidade: É, basicamente, o quão rápido você é. Este status virá medido em m/s.



Claro que, de pouco (ou nada) adianta saber quais as atribuições de seus Status e Atributos, sem antes souber como são feitos os cálculos destes. Por tanto, segue a explicação abaixo:

Sobre Atributos


No primeiro nível se começa com 30 pontos a serem distribuídos entre todos os Atributos - menos Constituição, está aumenta sempre em metade de seus pontos a cada lv múltiplo de cinco. (ver Sistema de Raças).

A cada lv, você ganha mais 10 pontos para distribuir entre os atributos (até o lv 10); à partir daí, 5 pontos adicionais a cada lv par.

Ex.: lv 10: + 10 pontos. Lv 12: + 10 pontos + 5(lv par) = +15. Lv 14: + 15 (lv anterior) + 5 (lv par) = +20, e assim por diante.


O “preço” do up nos atributos aumenta em 1 ponto, a cada vez que ele atinge um valor múltiplo de 5 (a começar do valor 10).

Ex.: o jogador tem 6 For, o preço para subir este valor para 7, é de 1 ponto (dentre a quantidade ganha por lv).

Ex2.: O jogador tem 13 em Des, e deseja elevar para 14. Isto lhe custará 2 pontos (dentre a quantidade ganha por passar de lv). Do 14, para o 15, serão 3. Do 19 ao 20, o custo já subirá para 4, e assim por diante.

Sobre Status

Bem como os Atributos, os Status também seguem um certo padrão, diretamente relacionado com os Atributos, e mesmo com alguns tipos de equipamentos, como segue abaixo:

Cálculo de Status:
♦HP:  No lv1: 50x Cons/2; a cada lv subsequente: + 10 x Cons.
♦Stamina: No lv1: 40 xVigor; a cada lv subsequente: + 15x Vigor.
♦Dourikii: (For + Des/2 + Agi + Res/2)x10
♦Atq: (For x 3) + Dourikii/20
♦Precis: Des x 20  
♦Deff:Equip de Deff + (Res x 10).
♦Esquiva:(Agi x 20) - (Cons x 5)
♦Bloc: (Des + Agi/2)x15
♦Velocidade: [(Agi x 5) - (Cons x 2)]m/s

Obs.: A Defesa terá o bônus de equipamentos de defesa, apenas para as partes equipadas. Por exemplo, se o player tiver uma couraça no peito, mas for atacado no braço, evidentemente a couraça não somará pontos a sua Deff.

Maiores detalhes de como cada Status e Atributos funcionam em uma luta, leiam o tópico de Sistema de Combate

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